TEMA: FAMÍLIA: LUGAR DA HONRA

 

TEXTO: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Êxodo 20:12)

 

INTRODUÇÃO

 

Segundo o dicionário Honra é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores, como a honestidade, a dignidade, a valentia e outras características que são consideradas socialmente virtuosas.

 

Quando falamos de honra, o que vem à mente?  A quem devo honrar? A ideia de “ter honra” também pode significar “ter destaque”, ou seja, alguém que possua privilégios ou distinção entre os demais em determinada ocasião. Talvez você nunca honrou porque nunca foi honrado. E na sua casa, você tem vivido esse princípio?

 

Como Criador da família, Deus tem a autoridade e sabedoria para fazer as leis e liderar o nosso lar, tornando os nossos relacionamentos segundo o seu coração, fazendo da nossa casa uma sede de avivamento.

 

Com o avanço das novas tecnologias, influência das mídias e conceitos préestabelecidos, temos rompido o laço que nos une e muitas vezes deturpamos as leis de Deus, fragilizando com isso a aliança que constituímos de família. Temos dedicado muito mais tempo ao trabalho, ao uso das tecnologias, temos feito refeições sozinhos, temos colocado mais responsabilidade nos outros do que em nós, não temos ouvido as sábias palavras dos pais, temos sido mais ausentes e menos amorosos, temos esquecido os abraços, o cuidado e não mais temos dito “Eu te amo”. Nossa família parece as vezes ter perdido o seu valor e sem ele não há honra.

 

Há princípios essenciais para o sucesso e crescimento espiritual na família e que em muitas vezes tem sido negligenciado em nossos lares, um deles é o princípio da honra. A Palavra de Deus diz que devemos honrar a todos, tratando com dignidade: Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.”(Rm 12.10). Quando honramos significa dizer que colocamos um valor maior, por isso quando honramos uma pessoa, pais, filhos, marido, esposa, discipuladores dizemos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos, dizemos quem ela é e o que ela diz tem um grande peso de apreço para nós. O apóstolo Paulo disse, “e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra” (1 Coríntios 12:23).

 

Precisamos decidir todos os dias a honrar, a valorizar quem está junto de nós, nossa família foi constituída por Deus e está sob nossos cuidados, por isso precisamos entender que ela é o lugar da honra. Deus disse “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei”. (1 Pedro 2:17). Para crescermos como família precisamos ter a vida baseada neste princípio e agirmos com atitudes que demonstrem a decisão da honra. A Bíblia diz aos maridos que amem suas esposas (Efésios 5:22-31); As esposas devem ser submissas aos vossos maridos (Efésios 5: 22-33); Filhos obedeçam seus pais (Efésios 6:1). Precisamos demonstrar amor, alegria, dedicarmos tempo aos nossos familiares, nos preocuparmos uns como os outros, vivendo a aliança de uma família alicerçada na rocha que é Jesus. Confiar em Deus e seguir seus planos é o único caminho que nos leva ao sucesso em nosso lar, a atitude de honra e as ações que acompanham criarão um ambiente saudável e aconchegante onde a família possa crescer, um lugar onde todos reconhecerão e chamarão de Pedacinho do Céu.

 

Graça e paz!

Deixe um comentário:

*

Seu endereço de email não será publicado.

© 2017 MIR 12 STM | Desenvolvido por Dimention