tema: FAMÍLIA: LUGAR DA HONRA

texto: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”
(Mateus 7: 24 e 25)

 

Muitas pessoas foram criadas em lares totalmente desestruturados, o que consequentemente reflete em muitos problemas no casamento, no relacionamento com os filhos e no convívio familiar. A honra está ligada ao respeito da autoridade de alguém, e com esse respeito existe a submissão e a obediência. Por isso, homens, sejam sacerdotes em seus lares, esposas sejam adjuntoras, filhos sejam obedientes para que seus dias sejam prolongados. “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;” (Filipenses 2:8,9).  

Tudo começa no nosso coração e mente, pois a maneira com que me relaciono com Deus assim eu também irei tratar o meu próximo. Nós jamais teríamos ideia do que é família se este conceito não tivesse vindo de Deus. Com o passar dos tempos, tivemos muitas mudanças de pensamento, e com isso valores se perderam.  Na geração de nossos avós, talvez, ou bisavós, o sustento da casa vinha preferencialmente do homem, dificilmente as mulheres trabalhavam fora de casa. As famílias eram organizadas para terem o pai trabalhando, a mãe cuidando da casa e da educação dos filhos. Hoje marido e esposa trabalham, menos tempo tem passado com os filhos e muitas vezes transferem a reponsabilidade da educação dos filhos.

A verdade é que toda essa independência feminina também contribuiu para uma confusão nos papéis de cada um. E como dissemos no início, Deus já nos deu o modelo perfeito de harmonia familiar, do que é ser uma família de acordo com o modelo criado por ele. Deus colocou o homem como cabeça da mulher, isto significa, no contexto do casamento, o homem é responsável por assumir a liderança da casa, estar a par das necessidades, cuidar da família, proteger, zelar, vigiar e trabalhar por uma boa educação dos filhos.

Muitos casais e famílias se encontram desestruturados, desequilibrados, como uma mesa em que falta uma das pernas. Se a estrutura da mesa estiver incompleta, ela vai cair, por mais que você se esforce por mantê-la de pé. “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo”. (Lucas 14:26)

Nada nesta vida pode ser mais importante do que a presença de Deus, do que o nosso relacionamento com Ele. Por isso, o Senhor pede algo desafiante para todos nós, se não amarmos mais a Ele do que qualquer coisa, não servimos para sermos seus discípulos. Ele deve ser o centro de nossa atenção, nossos olhos devem estar na direção certa, o nosso coração deve estar em Deus, para assim dar a ele a perfeita honra. Fomos criados para adorá-lo, amá-lo e servi-lo.

Então como honrar a minha casa? “Ele respondeu:‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e  ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. (Lucas 10:27). Honrar o próximo tem muito a ver em como eu trato e lido com a família que é de onde vem todo o aprendizado quando falamos de relacionamentos. Quando nossos caminhos são ordenados pela Palavra de Deus, somos verdadeiramente bem sucedidos e abençoados. É preciso aprender a construir a restauração da família.

Graça e Paz!

Deixe um comentário:

*

Seu endereço de email não será publicado.

© 2017 MIR 12 STM | Desenvolvido por Dimention